Começo e recomeço do jogo
29-04-2020
Começo e recomeço do jogo: Existem cinco formas de começar ou recomeçar o jogo: o pontapé de saída, o pontapé de baliza, o lançamento lateral, o pontapé de canto e a bola ao solo.
- O pontapé de saída é utilizado no início do jogo, depois de ser marcado um golo e no começo da segunda parte, e dos prolongamentos, se for o caso. À equipa desfavorecida no sorteio antes do começo do jogo, é atribuída o pontapé de saída. A equipa favorecida, que escolheu o campo, efetua ao pontapé de saída na segunda parte. Após uma equipa marcar um golo é concedido um pontapé de saída à equipa que sofreu golo. A bola é colocada sobre o ponto central do campo e todos os jogadores devem encontrar-se no seu meio-campo. Os jogadores da equipa que não executa o pontapé de saída devem estar a uma distância de, pelo menos, 9,15 metros da bola, até que esta seja pontapeada pelo executante, que por sua vez não poderá tocar na bola uma segunda vez, antes que esta tenha sido tocada por outro jogador.
- Um pontapé de baliza é concedido quando a bola ultrapassa completamente a linha de baliza, tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, caso não tenha sido marcado um golo. A bola é pontapeada da área de baliza para um jogador da equipa defensora. Os jogadores da equipa adversária não podem estar dentro da área de grande penalidade até que a bola esteja em jogo, ou seja, quando tiver sido pontapeada diretamente para fora da área de grande penalidade. O executante não pode voltar a tocar na bola uma segunda vez sem que esta tenha sido tocada por outro jogador.
- O lançamento lateral é concedido aos adversários do último jogador que tocou na bola antes de ela atravessar a linha lateral. No momento do lançamento, o executante deve ter, pelo menos parcialmente, os dois pés sobre a linha lateral ou sobre o exterior da linha. Este deve segurar a bola com as duas mãos e lançá-la por detrás da nuca e por cima da cabeça, no local onde a bola saiu do terreno de jogo. Os adversários devem estar a pelo menos 2 metros de distância e o executante não pode tocar na bola de novo antes que esta tenha sido tocada por outro jogador.
- Um pontapé de canto é assinalado quando a bola ultrapassa completamente a linha de baliza, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, sem que um golo tenha sido marcado. Num canto, a bola deve ser colocada dentro do quarto de círculo do canto mais próximo do local onde a bola atravessou a linha de baliza. Os jogadores da equipa adversária deverão colocar-se a pelo menos 9,15 m do canto em questão. O executante não deve tocar na bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador.
- Já a bola ao solo é o método recorrido quando o árbitro interrompe o jogo, temporariamente, estando a bola ainda em jogo. Na bola ao solo, o árbitro deverá deixar cair a bola no solo, no local onde ela se encontrava no momento da interrupção. Se, nesse momento, a bola se encontrava dentro da área de baliza, o árbitro fará o lançamento da bola sobre a linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que a bola se encontrava.
- Pode obter-se um golo diretamente de um pontapé de saída e de um pontapé de baliza ou de canto (mas somente contra a equipa adversária). Já do lançamento lateral e da bola ao solo, não pode ser marcado golo diretamente.