Ações técnico-táticas coletivas
Algumas das ações técnico-táticas coletivas mais importantes são as marcações e desmarcações.
O futebol é constituído por um conjunto de ações técnico-táticas tanto ofensivas como defensivas, individuais ou coletivas.
Algumas das ações técnico-táticas coletivas mais importantes são as marcações e desmarcações.
Outro dos conceitos muito utilizados no futebol é a pressão. Fazer pressão implica impedir a ação e a condução de bola por parte do jogador, induzindo em erro, desarmando-o e recuperando a posse de bola.
O guarda-redes é o jogador que ocupa a última linha defensiva. Apesar de ser o jogador mais recuado e raramente participar em jogadas ofensivas, não deixa de ter comportamentos ofensivos. O guarda-redes é o jogador que inicia o ataque, através da reposição da bola em jogo, que pode ser rápida ou lenta, dependendo dos objetivos táticos da equipa em...
Algumas das ações técnico-táticas defensivas individuais são o desarme e a interseção. No desarme, o jogador em frente ao adversário, tenta recuperar a bola. A interseção é o mesmo tipo de ação técnico-tática que o desarme mas, neste caso, o jogador faz um corte da bola durante um passe entre dois jogadores adversários, quer pelo ar quer pelo chão....
Algumas das ações técnico-táticas individuais ofensivas são a receção e controlo de bola, a condução, o drible e finta, o passe e o remate.